O Feng Shui e os cinco elementos da natureza


Uma das escolas mais antigas de Feng Shui observou a relação das energias da natureza e as mudanças climáticas de cada estação que altera as paisagens e criou a teoria dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal.

Eles possuem representações e significados distintos e podem ser combinados na decoração de qualquer ambiente para ativar a energia vital (chi) e conquistar equilíbrio físico e mental.

Água - expressa recolhimento, aceitação e introspecção, que estão relacionados ao clima do inverno. As formas são sinuosas e as cores são o preto e o azul-escuro. Espelhos e vidros também simbolizam a água.

Onde usar: No guá do trabalho, regido pelo elemento água. Na entrada da casa com fontes ou espelhos.

Madeira - significa o início, o crescimento, a expansividade. Por isso, sua estação é a primavera. O formato é cilíndrico e a cor é o verde. As plantas são a expressão maior desse elemento.

Onde usar: No guá da família e da prosperidade, comandados pela madeira. Nos ambientes com quadros de natureza.

Fogo - simboliza a maturidade, o êxtase e a energia no grau mais elevado. O clima é o verão, a cor é o vermelho e as formas triangulares. Velas e luminárias são objetos mais representativos.

Onde usar: No guá do sucesso, regido pelo fogo. No escritório com uma bela luminária.

Terra - representa a transição entre o verão e o outono, como uma pausa para a transformação. As cores são amarelo e marrom e o formato é quadrado. Os objetos que expressam a sua força são os de cerâmica.

Onde usar: No guá do relacionamento e no guá da espiritualidade, comandados pelo elemento terra. No centro da casa com objetos de cerâmica ou tons de amarelo.

Metal - um elemento mutável, ligado ao outono, que lembra meditação, concentração e finalização. Suas cores são o branco e tons pastel, suas formas são esféricas e ovais e os objetos feitos de metal e pedras como o granito e cristais simbolizam sua energia.

Onde usar: No guá dos amigos e no guá da criatividade, regidos pelo metal. Na sala de estar com vasos redondos e no quarto das crianças com móbiles coloridos.

Lembre-se: você pode usar uma cor, um formato, um objeto, um quadro e - quando possível - o próprio elemento para compor a decoração de um ambiente. E é preciso sempre aplicar o baguá sobre a planta baixa da casa considerando a porta de entrada (onde aparece o circula na imagem abaixo).



Acesse nossa loja virtual
www.sacariasantoandre.com.br
ou pelo nosso e-mail 
vendas@sacariasantoandre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário