Como funciona um tear


Muitas pessoas utilizam diversas peças têxteis, como tapetes, mantas e xales produzidos em teares, mas de fato não sabem como eles funcionam e nem como são usados na confecção destas peças. Então hoje vamos mostrar um pouquinho do funcionamento de um tear e quais suas principais características.

É indispensável o equipamento denominado "tear", sendo o mais utilizado pelos principiantes conhecido pelo nome de "Tear Pente-Liço", que possibilita de uma maneira bastante simples e rápida, a execução de peças utilitárias e decorativas.

Para se explicar a tecelagem manual e o princípio de funcionamento de um tear, é necessário o conhecimento dos seguintes conceitos básicos:

Tear: é uma ferramenta simples, que permite o entrelaçamento de uma maneira ordenada de dois conjuntos de fios, denominados trama e urdidura, formando como resultado uma malha denominada tecido.

Urdidura: é formado por um conjunto de fios tensos, paralelos e colocados prèviamente no sentido do comprimento do tear.

Trama: é o segundo conjunto de fios, passados no sentido transversal do tear com auxilio de uma agulha ( também denominada navete). A trama é passada entre os fios da urdidura, por uma abertura denominada cala.

Cala: abertura entre os fios impares e pares da urdidura, por onde passa a trama.

Pente: Peça básica no tear pente-liço, que permite levantar e abaixar alternadamente os fios da urdidura, para permitir a abertura da cala e posterior passagem da trama.

A urdidura é colocada através do pente, e seus fios são mantidos com uma tensão constante. O movimento vertical do pente faz surgir a abertura denominada cala, por onde é passada a trama, sucessivamente de um lado para outro, entrelaçando desta maneira os dois conjuntos de fios.

a - urdidura, b - trama, c - tecido, d - pente, e - cala, f - navete com a trama

Vários são os tipos de teares existentes, cada um com uma finalidade específica. A escolha do tear a ser utilizado depende da nossa proposta de trabalho e do que queremos executar: seja fazer um tapete, uma tapeçaria para enfeitar nossa casa, ou ainda, confeccionar alguma peça de vestuário, como casacos, coletes ou utilitários, como bolsas, pochetes e cintos.

Para os iniciantes, o tear mais indicado é o de Pente Liço, que possibilita executar praticamente todos os tipos de trabalhos. Os materiais que podemos empregar são os mais variados , como lã, sêda, algodão, rami, juta, podendo ainda serem os mesmos misturados entre si ou com plásticos, galhos e telas, quando empregados em peças artísticas.

A criatividade de cada um é o fator determinante de todo o processo. Então podemos dizer que as peças feitas em tear são pequenas obras de arte. 

Mantas
http://goo.gl/S7kiQ3


Tapetes > http://goo.gl/p4HdAe
Xales > http://goo.gl/2s4Grn


www.sacariasantoandre.com.br
ou pelo nosso e-mail 
vendas@sacariasantoandre.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas